quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Coreia do Sul executa maior exercício militar do ano

  • Bombas explodem em montanha durante o maior exercício das Forças Militares da Coréia do Sul, a cerca de 30 quilômetros da fronteira com a Coréia do Norte Bombas explodem em montanha durante o maior exercício das Forças Militares da Coréia do Sul, a cerca de 30 quilômetros da fronteira com a Coréia do Norte
SEUL, 23 dez 2010 (AFP) -A Coreia do Sul executou nesta quinta-feira (23) as mais importantes manobras militares aéreas e terrestres do ano, que duraram menos de uma hora em Pocheon, perto da fronteira com a Coreia do Norte.

As manobras aconteceram em Pocheon, que fica a apenas 30 quilômetros ao sul da fronteira, com a participação de 800 soldados, 30 tanques, sete helicópteros, seis aviões de combate, além do uso de mísseis antitanques e lança-fogutetes.

Em um comunicado de tom menos excessivo que o habitual, o governo da Coreia do Norte qualificou o Exército sul-coreano de "belicista".

"Estes belicistas dizem que vão iniciar manobras com tiros reais, com a participação de F-15K (aviões de combate), de tanques e canhões em uma base militar de Pocheon", afirma o comunicado, divulgado antes do fim das manobras.

Na quarta-feira, a Coreia do Sul iniciou manobras navais ao leste da península, no Mar do Japão, a 100 quilômetros ao sul da fronteira com o Norte.

"Estes exercícios navais são exercícios fanáticos com o objetivo de invadir a RPDC", completa o comunicado de Pyongyang.

A situação voltou a ficar tensa na península coreana na segunda-feira com as manobras militares de Seul na ilha de Yeonpyeong, bombardeada pelo Norte em 23 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário