quarta-feira, 2 de março de 2011

Rebeldes comemoram vitória em cidade do leste após ataque de forças leais a Kadafi na Líbia

Após um último ataque aéreo que abriu uma cratera na cidade de Marsa el Brega, no leste da Líbia, rebeldes voltaram a reagir contra as forças leais ao ditador Muamar Kadafi e já comemoram vitória. Armados com munição anti-aérea, mísseis antitanques, rifles AK-47 e bombas caseiras, eles tomaram o controle de ruas para mostrar que retomaram o controle da cidade, que abriga um importante terminal de petróleo. Há relatos de que pelo menos 15 homens de Kadafi morreram.
- Nós vamos continuar lutando contra a máfia de Kadafi até que tenha partido - disse o engenheiro de petróleo Adam Nouh, enquanto comemorava com os rebeldes, que faziam o sinal do V de vitória.
Um dia depois de mandar militares para a fronteira oeste da Líbia, Kadafi lançou contra-ataques no leste do país, onde diversas cidades foram tomadas por rebeldes no início da revolta popular contra o regime, que dura duas semanas. Além de Brega, a cidade de Ajdabiya também teria sido bombardeada.
Forças leais a Kadafi teriam desfechado um ataque relâmpago em Ajdabiya, que fica perto de Brega. Aviões de guerra teriam bombardeado a cidade, onde explosões foram ouvidas na periferia, de acordo com a TV al-Jazeera. Segundo a emissora, as forças de Kadafi fizeram incursões dentro de Ajdabiya, onde a situação ainda seria indefinida.
Na terça-feira, Kadafi deslocou forças de segurança para a fronteira oeste, onde resiste à pressão dos opositores, que já tomaram a maior parte do leste do país. As investidas aconteceram pouco menos de 12 horas depois que os Estados Unidos anunciaram estar enviando navios de guerra e sua força aérea para perto da Líbia. Mais duas embarcações americanas estão a caminho da região nesta quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário